quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Sistema estomatognático

Região anatomofuncional que engloba as estruturas da cabeça, da face e do pescoço. Estruturas ósseas, dentárias, musculares, glandulares, nervosas e articulares que estão envolvidas nas funções orofaciais. 

São permeadas por vasos sanguíneos, vasos linfáticos e fibras nervosas, que proporcionam a sua nutrição e seu controle nervoso. 

Cavidade oral: estrutura de proteção do organismo contra a ingestão de substâncias tóxicas. Pois a escolha dos alimentos que serão ingeridos se dá pelo sistema sensorial envolvido na percepção gustativa, olfativa, tátil, térmica e dolorosa. São integradas ao sistema nervoso central - resultando na secreção salivar => contribui para a formação do bolo alimentar, que será deglutido. 

Funções digestivas: 
Cavidade oral => inicio do processo digestivo. 
O alimento induz a secreção de saliva, que será importante no deslocamento, lubrificação e proteção da mucosa oral, assim como a formação do bolo alimentar. Facilita a deglutição e auxilia na percepção do paladar. 
Saliva: Contribui para a degradação química dos alimentos => enzima α-amilase ou ptialina - quebra o amido em maltose solúvel e fragmento de dextrina, e da lipase salivar => inicia o processo de digestão das gorduras. 
Mastigação: degradação mecânica dos alimentos => facilita o inicio da digestão química, pelo aumento da área de superfície de contato das enzimas salivares com o alimento ingerido. 
Controle da sensação de fome e sede => mecanismos reflexos que se iniciam em várias regiões e chegam aos centros de controle no sistema nervoso central. 

Funções sensoriais:
Associam-se as sensações gustativas, tátil, térmica, proprioceptiva e dolorosa.

  • Gustação: reconhecimento de substâncias e alimentos que são introduzidos na cavidade oral. Constituintes químicos dos alimentos e das substâncias => entram em contato com os receptores sensoriais (responsáveis pela transdução de sinais) => geram informações sobre a identidade, a concentração e qualidade (agradável ou desagradável) dos alimentos. 
  • Sensibilidade tátil: habilidade de detectar e discriminar um estímulo mecânico. Identifica a forma, tamanho e textura de tudo que é introduzido na cavidade oral => ativação de mecanorreceptores (distribuídos pela mucosa oral). Bem desenvolvida => densa inervação dessa região e da grande área de representação da região orofacial no cérebro. Fornece a sensação de contato mucoso e fornecem o contato oclusal => ativação dos mecanorreceptores mucosos. 
  • Sensibilidade térmica: identificar a temperatura de tudo que é introduzido na cavidade oral => ativação dos termorreceptores de calor e frio distribuídos na mucosa. Mecanismo defensivo - estímulos térmicos excessivos. 
  • Propriocepção: percepção da localização espacial da cavidade oral e das estruturas craniofaciais a ela associadas. Orientação e força exercida pelos seus músculos - sem a utilização da visão. Através da ativação dos proprioceptores localizados nos músculos, nos tendões e na ATM e dos mecanorreceptores do ligamento periodontal. Contribui para a sensação de contato oclusal - através da ativação dos mecanorreceptores periodontais e dos proprioceptores da ATM.
  • Dor: experiência sensorial e emocional desagradável => dano tecidual real ou potencial ou descrita em termos de tal dano. Comumente associada a lesão tecidual real ou potencial - sempre desagradável.
Cavidade oral - importante papel no reconhecimento do ambiente => grande quantidade de receptores sensoriais.
Ao nascer a boca humana já pode executar praticamente todas as suas funções de proteção e reconhecimento do ambiente.

Funções motoras:
Contração de vários músculos, como os músculos mastigatórios, m. elevadores da mandíbula (temporal, masseter e pterigóideo medial) e os depressores da mandíbula (pterigóideo lateral e supra-hióideos). Os músculos da língua (estiloglosso e hioglosso), os m. faciais (bucinador, orbicular dos lábios e zigomáticos), os m. palatinos e m. cervicais (esternocleidomastóideo).
Desempenha inúmeras funções => sucção, mastigação, deglutição, fonação e respiração.



Nenhum comentário:

Postar um comentário