segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Fisiologia do Sistema Nervoso - Potenciais de membrana e potencial de ação

Membranas das células ≠ de concentração entre o meio intra e extra celular. 

  • Concentração de íons de K é maior no meio intra e menor no meio extra celular. 
  • Tendência de se difundir para o exterior.
  • Passam para o meio externo - Íons negativos (que não são permeáveis) permanecem no interior fazendo com que a carga no interior celular permaneça negativa. 
  • Aumento de carga positiva no exterior e negativa no interior provoca mudanças no processo -> íons de K passam a entrar na célula. -> Atenuar a ≠ de potêncial entre as 2 faces da membrana 
  • Naturalmente há uma predominância natural de íons Na no exterior da membrana.
Meio intracelular negativo: íons começam a passar para o interior da célula. 

Difusão de íons de K contribuem para o aumento em escala do que os íons Na, para a formação do potencial de repouso normal. 

Íons de K são mais permeáveis que os íons de Na. 

Potencial de repouso: potencial normal de uma membrana. A membrana está polarizada quando está em repouso. Aumento da quantidade de cargas negativas em seu interior. 
- Potencial de ação neural: Cargas positivas são lançadas ao interior da membrana - rápida despolarização. Impulso nervoso - percorre toda a fibra nervosa. 

Despolarização -> Repolarização
Despolarização: Membrana subitamente permeável aos íons de Na que provocam uma alteração no potencial normal da porção interna da membrana.
Repolarização: Os canais de Na se fecham rapidamente e os canais de K abrem-se mais que o normal eliminando K para fora, voltando ao estado de negatividade em seu interior. 
Canal de Sódio voltagem-dependente: Comportas de ativação e inativação -> Despolarização: canais de Sódio fechados, impedindo a passagem de potássio para o exterior. Os canais de Na fecham impedindo a passagem de Na para o interior celular - Canais de K se abrem permitindo a passagem de K para o interior. -> Potencial de repouso reestabelecido. 
- Íons de Ca atuam junto ao Na na formação do potencial de ação.


Bomba de Ca: Íons transportados do interior para o exterior - contribui para a formação de negatividade no interior celular -> responsável pelo potencial de repouso, 

Potencial de ação: Ciclo vicioso de Feedback positivo
Ocorre devido a alguma perturbação química, mecânica ou elétrica, que provoca alterações no potencial de repouso -> sentido de positividade -> Canais de Na começam a se abrir = influxo de íons de Na para o interior e aumento da positividade e abertura de novos canais de Na. 
Quando todos os canais de Na estiverem abertos inicia a etapa de repolarização -> fechamento lento dos canais de Na e abertura dos canais de K. 
- Para ocorrer o potencial de ação é necessário atingir um limite mínimo na variação das cargas para que se inicie o ciclo -> Limiar de excitabilidade. - quando atingido inicia o potencial de ação e sua propagação. 
- Princípio do tudo ou nada: Um potencial de ação deverá propagar-se a todas as regiões da membrana ou então esse potencial não acontece. 

Propagação de um potencial de ação: Restabelecimento do gradiente de concentração entre os meios interno e externo -> Bomba de Na K através da energia liberada a partir da adenosina trifosfato. 

Quanto maior a concentração de íons Na no interior da célula, maior o estímulo para o funcionamento da bomba Na K.                                                                                                                                                                                                                      



Nenhum comentário:

Postar um comentário